Quem passa por Mafra, não pode deixar de visitar esta característica aldeia em miniatura!
Em passeio com amigos, fui parar a este encanto, um museu de céu aberto, onde retrata a vida na aldeia.
A parte mais deliciosa desta maravilhosa aldeia, é sem dúvida, ver todo este cenário e saber que foi feito pelas mãos hábeis de um Senhor da terra, Sr.José Franco, oleiro de profissão.
Por volta de 1945, o mesmo, sonhou que poderia, construir ao pé de casa e da sua oficina, um museu vivo da sua terra, que reproduzisse os costumes e lides laborais da vida campesina.
É de encantar, todo o pormenor e os detalhes de cada peça, a minuciosidade com que as mesmas foram moldadas pelo barro e pelas fabulosas mãos deste artesão.
Na aldeia, estam reproduzidas as moradias, que são cópias fieis das casas dos arredores de Lisboa dos fins do século passado; as actividades exercidas, como as serrações de madeira, os moinhos, o trabalho dos campos, com os figurantes habilidosamente movidos a água; as actividades piscatórias com a reprodução, também em escala reduzida, da pequena vila de pescadores da Ericeira, que fica a 5 km de distância.
Dentro do castelo, existe uma outra aldeia, cheia de figuras nas suas actividades mundanas e rotineiras, o casamento, o baptizado, a saída da igreja rural, o trabalho do campo, a escola.
No centro deste pequeno mundo de maravilha e encanto esta a pequena oficina de oleiro, onde José Franco foi moldando com o barro da região as dezenas de figuras, representando toda uma panóplia de profissões o pastor, a peixeira, o moleiro, o lavrador, o barbeiro...
Todos os edifícios, que constituem a aldeia estam ornamentados, também com peças usadas pelos nossos antepassados, o que faz com sejamos transportados para toda uma viagem rural.
No local, há um parque para os miúdos brincarem, um parque de merendas e WC. O horário de funcionamento é das 10h00/18h00, todos os dias e a entrada gratuita.
Escusado será dizer que esta aldeia, faz as delícias dos adultos e sobretudo das crianças!
O tempo que lá estive, revi inúmeros objectos que usei na minha infância e recordei bons momentos.
Visitem, vão adorar.
Sem comentários:
Enviar um comentário