segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O Natal está a chegar




O natal está quase a bater à porta. Pode parecer exagero, mas a verdade é que o tempo passa a voar!
Estamos em Setembro e eu já tenho algumas coisas planeadas!  Embora este ano, esteja mais atrasada. 
Aliar um bom presente, com a questão monetária, pode ser uma verdadeira proeza! Na época Natalícia as coisas tendem a ficar mais caras e o consumismo maior, por isso à que começar..
Para já, comecei por fazer uma lista, a quem e com o que vou oferecer à maior parte das pessoas e já ando à procura de boas promoções, tanto para presentes, como para os produtos que se usam no Natal e Ano Novo! 
Acho que nunca é cedo de mais para começar a planear as coisas, tanto a nível monetário, como de organização.
Para mim o natal é sinónimo de família reunida à volta de uma mesa com o típico bacalhau, os doces e o bolo rei, mas também é sinónimo de stress, despesas e uns quilos a mais!
 Para evitar que isso aconteça, deixo algumas dicas.

Para poupar tempo e dinheiro:

- Aproveitar os saldos e as promoções que acontecem durante o ano, assim como esta época de regresso às aulas, é perfeito para comprar presentes. Produtos como plasticina, livros, lápis de cor, jogos educativos, agendas, dvd´s costumam estar a preços óptimos nestas alturas.

- Fazer os próprios presentes ou lembranças para oferecer é uma boa solução.



- Reutilizar os enfeites, o papel de embrulho/ sacos/ laços de natal de forma diferente, da do ano anterior para ficarmos com uma decoração nova, mas sem gastar dinheiro. 

-Comprar os enfeites depois do natal, ao pensar no natal seguinte! Logo a seguir ao Natal, existem excelentes promoções, para as lojas acabarem com o stock.

- Se as decorações para a árvore não estiverem a 100%, podemos melhorá-las com cola branca e purpurinas, missangas, recortes de revistas, musgo, papel de embrulho, paus de madeira, ráfia, entre outras coisas. É só dar asas a imaginação!

- Pôr as crianças a fazer as decorações de natal  elas adoram!



 - Não deixar todas as compras para a última, desta forma vamos poupar mais dinheiro ( temos mais tempo para escolher e procurar o mais barato) e não andamos tão prostrados!

A escolha dos presentes, nem sempre a fácil, principalmente se queremos o efeito "surpresa", como tal começo a sondar as pessoas atempadamente. Quando ofereço um presente, tenho como objectivo, que as pessoas gostem e utilizem. A carta para o pai Natal é uma opção, para os mais pequenos.



Dicas para as refeições:

- Servir sobremesas ricas em frutas e gelatina.

- Na hora dos doces, uma opção pode ser escolher um prato de sobremesa e colocarmos uma pequena porção de tudo o que queremos provar, ser repetir.

- Para não estarmos semanas a comer os bolos que sobraram no natal (e no ano novo), fazer apenas metade das receitas de cada bolo é uma boa ideia ( depende do número de pessoas).

- Se sobrar muito comer, podemos distribuir as sobras por todos os convidados ou então congelá-las! Um bolo aguenta muito tempo congelado e depois de descongelar está igualmente bom!

- Deixar os doces ‘mais pesados’ para o almoço do dia 25, enquanto na noite de 24 podemos escolher  sobremesas mais leves, ou vice- versa.

É desta forma, que começam os meus preparativos para o natal!
Feliz-quase natal!
( fotos retiradas da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário