terça-feira, 20 de setembro de 2016

Piódão, a aldeia de xisto




                             
 A pequena e deslumbrante Aldeia do Piódão situa-se na encosta de um dos muitos vales da Serra do Açor, e é Património Mundial da UNESCO, em suma, mais uma maravilha do nosso Portugal.

Enquanto percorremos a Serra do Açor, deixamo-nos encantar pelo paisagem graciosa, Piódão teima em permanecer escondido para, inesperadamente, deslumbrar com a sua arquitectura e beleza natural.
As casas distribuem-se em redor dos socalcos da serra, nas quais sobressai o xisto, as lajes e o azul, por onde entre sinuosas e estreitas ruelas, escondem em cada canto a sua história.



 A Aldeia do Piódão é conhecida pelas suas casas em xisto impecavelmente preservadas, com janelas e portas pintadas de azul. Vista pela serra, entre curvas e contracurvas, assemelha-se a uma aldeia de presépio, de tão pequena que é. 
As ruas íngremes e estreitas, levam- nos a querer descobrir cada recanto escondido, sem deixar nada para trás.


Por mais que queira descrever esta aldeia, é de todo impossível, é de uma beleza indescritível e rural, chegando mesmo a ser num todo, campesina.


Em conversa com os precários habitantes, a mesma é assemelhada a um mundo isolado, com parcos recursos, pouco desenvolvida e com invernos intempestivos. Mas, em como todas as aldeias, os habitantes locais, orgulhosos e amistosos, vivem da agricultura e da criação de gado.



 Aldeia é composta por:

- Praia fluvial,
- Capela das almas,
- Capela de São Pedro,
-Igreja da Matriz,
-Posto de Turismo,
- Café/ restaurante,
- Venda de produtos regionais e recordações.

Antes de irem, planeiem a vossa viagem, tendo em atenção que não existem lojas na aldeia. Deixo alguns concelhos/ dicas:

-Visitem a aldeia num dia soalheiro, nem muito calor nem chuva,

- Sapatos confortáveis e que não escorreguem, não se esqueçam que vão andar bastante,

- Levem os vossos bens pessoais, numa mochila, é mais prático,

- Se puderem, levem uma pequena caixa com bens de primeiros socorros ( pomada para as dores, anti-séptico, ligaduras, arnidol, compressas...),

- Bens alimentares ( aguas, bolachas e/ou para quem queira, lanche para fazer um piquenique),

- Levem máquina fotográfica,  

- Para quem vai de carro: levem o depósito do combustível cheio, ali não há bombas.



Visitem, vão ficar maravilhados!


Sem comentários:

Enviar um comentário