Sempre fui apologista, que os pais devem estar ao máximo envolvidos na escola dos filhos. Sendo assim e desde que o meu filho foi para a pré-escola, que faço parte da Associação de Pais.
Confesso que, ao principio de abraçar este projecto, estava receosa, pois não sabia ao certo para o que ia.
Numa escola nova, um lugar novo, com educadores diferentes e com métodos de ensino diferentes do infantário, tudo me amedrontava. Mas o mais importante, era fazer tudo para que o meu rebento se adapta-se bem.
Uma associação de pais tem como objectivo, apoiar o projecto educativo e defender os interesses das crianças e jovens, acima de tudo zelar pelo bem estar físico e intelectual dos nossos educandos, respeitando sempre opiniões e os ideais de cada elemento.
Não se esqueçam, são a voz activa na negociação e entendimento entre pais/educandos e escola ou outras entidades.
Estar na associação de pais, requer acima de tudo vontade e também alguma disponibilidade. É um projecto que esta sempre activo e dinâmico ao longo do ano escolar. Muitas são as actividades, que a associação pode executar com os pais, alunos ou ambos, e não nos podemos esquecer do trabalho de backoffice. Embora trabalhoso é gratificante!
Actualmente, os pais têm pouco tempo disponível, mas lembrem-se que o trabalho é distribuído por vários associados, sendo assim, o envolvimento na associação, é um mais valia no percurso escolar e estar de forma mais rápida e eficaz sobre todos os assuntos que envolvem a escola.
Algumas ideias de actividades que podem fazer na Associação:
- Rifas, por exemplo: cabaz de Natal e/ou Páscoa;
- Leilões, podem pedir doações em algumas lojas e leiloar o que lhes foi oferecido;
- Sorteios, em interacção com as professoras, os alunos fazerem trabalhos manuais;
- Sexta- feira dos bolos - Pedirem a um membro da associação para fazer um bolo, e o mesmo ser vendido na escola.
- Elaborarem com as crianças um livro de histórias ou um calendário, para vender a preço simbólico.
Claro, que há outras formas de estar presente na escola, cabe a cada pai/mãe e respectiva/os professores encontrarem um elo de ligação para puderem desfrutar desta união, conversem com as professoras. Não se desloquem a escola só quando há algum problema ou para ir levar ou buscar os filhotes. Sei, como já referi acima, que o tempo é fugaz, neste caso aconselho, se possível a envolverem outro elemento familiar ( por exemplo os avós, tios, padrinhos). Tenho a certeza, que se vão divertir muito!
Caso tenham algum problema ou ideia, não hesitem em procurar a
associação de pais da escola dos vossos filhos, lembrem-se sempre, que
para vos poderem ajudar também têm que saber o que se passa.Não olhem para a Associação, como uma entidade pública, mas sim como uma amiga dentro da escola!
Deixo o link com toda a informação burocrática de uma associação:
http://www.confap.pt
http://www.confap.pt/conteudo/como-construir-associacao-pais/porque-como-construir-uma-associacao-de-pais
Sem comentários:
Enviar um comentário